Componente 2 – Ação B
A verificação de desmatamento em campo pelos municípios é uma das regulamentações instituídas pelo Decreto Estadual nº 838/2013 e pela Instrução Normativa nº 07/2014, da SEMAS. De acordo com o Decreto Estadual nº 838/2013, a finalidade da verificação em campo é o embargo das áreas ilegalmente desmatadas e a autuação dos responsáveis, além de uma série de vedações pelos órgãos da Administração Pública Estadual (concessão de licenças, autorizações, alienação e concessão de terras públicas; Guia de Trânsito Animal; concessão de financiamento bancário; concessão de incentivos fiscais, etc.).
Nesse sentido, ao final do correto desenvolvimento da atividade de verificação do desmatamento em campo, a área embargada deve ser publicada na Lista de Desmatamento Ilegal, ficando os dados públicos, como previsto na Lei nº 12.651/2012, art. 51, §2º.
Considerando que essa verificação em campo consiste em uma atividade relacionada a fiscalização ambiental e que deve ser realizada por intermédio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, o curso de Verificação de Desmatamento em Campo – VDC realizado em 2017 com recursos do projeto PMV/FA proporcionou a capacitação de 99 técnicos de 45 municípios.
Os módulos abordados no curso foram: