A adesão ao Programa Municípios Verdes é um ato voluntário e que traz inúmeros benefícios para o municípios participantes, entre eles temos:
O cumprimento das leis ambientais garante tranquilidade aos produtores, que não sofrerão com sanções como multas e embargos econômicos. Consequentemente, os municípios podem atrair bons investimentos, possibilitando a geração de mais empregos e renda para seus habitantes.
Ser um Município Verde é um diferencial de mercado e pode atrair bons investimentos, pois há maior segurança jurídica.
Os consumidores têm optado por produtos com procedência socioambiental correta e alguns países importadores restringem o comércio de produtos que causam danos ao meio ambiente. No Brasil, grandes redes varejistas, como Walmart, Carrefour e Pão-de-Açúcar, declararam que não comprarão mais produtos oriundos de desmatamento ilegal e de trabalho em condições análogas à de escravo. Além disso, alguns frigoríficos (como o JBS e o Marfrig) assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) comprometendo-se a comprar apenas de fornecedores regulares ambientalmente.
O Governo Federal, mediante a mudança de postura do município em relação às questões ambientais e sociais, tem priorizado o acesso a crédito, fomento e assistência técnica rural.
Além de tudo isso, o Governo do Estado do Pará ainda planeja a redução de impostos para os produtores com regularidade ambiental e também prioridade no processo da regularização fundiária no estado.